MegaOverclock - Portal sobre overclock
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[TUTORIAL]Undervolting em notebook Core 2 Duo.

Ir para baixo

[TUTORIAL]Undervolting em notebook Core 2 Duo. Empty [TUTORIAL]Undervolting em notebook Core 2 Duo.

Mensagem  travian2 Qui Jul 07, 2011 7:20 pm

Bom, hoje ensinaremos a fazer um undervolting em notebook.


Dell D630
Intel Core 2 Duo T7500 (2.2 Ghz, 4Mb Cachê L2, 800 Mhz FSB)
Nvidia QUADRO NVS 135M (gpu da GeForce 8400M)
2x1 GB RAM DDR2 667 Mhz Hyundai Eletronics (BIZARRO hahaha)
Samsung 250GB 5400 RPM (original Hitachi 160GB que virou externo)
Tela 15' resolução 1444x900, excelente

O processador é muito bom, e tem até o "avô" do Turbo Boost nele, chamado IDA, ele chega a 2.4 Ghz se as condições térmicas permitem, subindo 1 multiplicador.

Mas é um processador 65nm e, no meu caso, com 1.25V de Vcore. A performance térmica e de consumo do processador, somado com o da GPU, estava relativamente insatisfatória. Eu precisava melhorar a bateria para melhorar minha performance de trabalho, para não precisar levar carregador pra lá e pra cá nas reuniões (maioria menor que 2 horas).

Eu jamais conseguia mais que 1:30 de bateria em uso normal, mesmo utilizando uma bateria novinha.

A solução: UNDERVOLT! Muitos fazem até UNDERCLOCK, mas para um Core 2 Duo como este apenas o Undervolt já dá excelentes resultados. Consegui 22°C a menos e quase 1 hora a mais de bateria, em média, mantendo a velocidade e estabilidade.

Antes: 1.25 de Vcore, acima de 80°C em prime 95 smal FFT, e isso em uma sala com ar condicionado que estava bem fresquinha.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois: 1.038V, 59°C na mesma frequencia rodando p95.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Em idle, ele corta o FSB pela metade, vai a 0.9V rodando a 6x100 = 600Mhz e bateria a 3 horas no máximo (isso idle completo e menor brilho na tela).

Mas como eu consegui isso se a mobo desse Dell não tem opções de voltagem? Usando o RightMark CPU Clock Utility, que aparece nas imagens.

O procedimento é o seguinte:

1) Baixe o RM CPU Clock Utility, o prime95 e o CPU-Z;
2) Instale, abra e na aba Avanced CPU settings, selecione Mobile no tipo de processador;
3) Ative apenas o primeiro P-state para o perfil Performance on Demand, tanto na aba profiles quando na específica do perfil. Diminua em 1 nível a voltagem;
4) Vá rode prime95 por algo entre 5 min e 1 hora para o P-state na voltagem selecionada, conferindo no CPU-Z se frequencias e voltagens estão corretas;
5) Se passar tranquilo e estável, diminua a voltagem em um nível e repita o 4. Se der erro, BSOD ou reiniciar sozinho, volte ao último nível estável e prossiga ao passo 6;
6) Ative o próximo P-state e repita 4-5 até terminarem todos.

Pronto! Agora todos P-states estão ativados com voltagens menores. O note terá maior bateria e rodará mais frio. Em geral é possível obter 0.1~0.2V de diminuição tranquilamente, o que é até 20% de diminuição. Mas cada chip é um chip, inclusive a voltagem padrão dele irá variar. No meu caso o ganho foi suficiente para o note se manter usável por mais 6 meses tranquilamente, até eu trocá-lo por um Core i5 Sandy Bridge no futuro.

O método funciona para todos os Core 2 Duo de 65nm de note. Sei que não funciona para processadores core i3 e i5 móveis pois o controlador de voltagem está no processador e não são editáveis por drivers (programa) ou chipset (mobo). Imagino que o programa funcione para os Core 2 Duo e Dual Core de 45nm. Não faço a mínima idéia se funciona para algum AMD, se tivesse ainda meu Athlon 64 X2 eu testava...

Eu aprendi isso em um guia gringo um tempo atrás, se achar o link posto aqui... O cara que fez o tutorial tinha, inclusive, exatamente um T7500 também


fonte:comunidade do orkut

travian2
Usuário novato
Usuário novato

Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos