MegaOverclock - Portal sobre overclock
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[TUTORIAL] OpenDNS

Ir para baixo

[TUTORIAL] OpenDNS Empty [TUTORIAL] OpenDNS

Mensagem  MegaOverclock Sáb Jul 09, 2011 12:51 am

Para quem não sabe o que é DNS, ou Domain Name System (sistema de nomes de domínios), vai aqui uma pequena explicação a respeito, antes de entrarmos no assunto do artigo propriamente dito: DNS nada mais é do que um sistema de gerenciamento de nomes de domínios, que "traduz" os "endereços" que você digita em seu navegador preferido (como por exemplo: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] para o endereço "numérico" real dos servidores/sites na internet (e vice-versa), o qual na verdade é o endereço IP, ou "Internet Protocol", um número único de 32 bits atribuído a cada computador conectado à internet, composto de 4 octetos.

Os computadores que guardam tais sistemas e listas de domínios e IPS, e são responsáveis por responder às requisições e "traduzir" um endereço como por exemplo o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] em seu verdadeiro endereço (IP), são chamados de "Servidores DNS".

Resumindo, servidores DNS nada mais são do que máquinas com uma relação de domínios e IP's, as quais permitem a realização de consultas e, após tais consultas, redirecionam as requisições dirigidas a um domínio/endereço para o respectivo IP (verdadeiro endereço), e vice-versa.

Bom, após esta pequena introdução, gostaria de ressaltar que quando você assina um plano qualquer de acesso à internet, seja ADSL, cabo ou linha discada, você está na maior parte das vezes utilizando os servidores DNS próprios de tais empresas/provedores (muitas vezes os servidores dos provedores "obrigatórios", apesar da "tal" liminar provisória), os quais são muitas vezes lentos, com caches fraquíssimos e pequenos, e sempre passíveis de inúmeras quedas ou falhas.

Um serviço interessante

A solução que pretendo apresentar aqui e que promete (fato comprovado por mim mesmo, usuário do sistema há quase um ano) acabar com muitos dos problemas acima mencionados e aumentar a velocidade da navegação, é o OpenDNS, serviço de DNS "Aberto" oferecido gratuitamente pela OpenDNS, LLC, empresa sediada em San Francisco, CA - USA.
Trata-se, nada mais nada menos, de uma alternativa aberta e gratuita aos diversos servidores DNS falhos e lentos oferecidos pelos tais provedores que nos são enfiados goela abaixo quando assinamos um plano qualquer de acesso à internet (apesar da ainda provisória "liminar" desobrigando a assinatura dos provedores quando assinamos um plano de acesso à internet).

Com o OpenDNS, você simplesmente conta com uma alternativa rápida, segura, redundante e gratuita de servidores DNS. O serviço possui um cache enorme, opera sua própria rede de servidores e software, e se torna mais rápido à medida que mais usuários utilizam a ferramenta, pois mais endereços são adicionados à lista, e assim, gradativamente, sua performance vai sendo incrementada.

Aliado a isto, uma das vantagens do OpenDNS é sua redundância. O serviço possui uma ampla rede de datacenters e servidores espalhados por diversos locais nos Estados Unidos e Europa, o que significa que a disponibilidade dos serviços também é altamente levada em conta. Se um dos datacenters cair, por exemplo, todo o tráfego é redirecionado automaticamente, utilizando tecnologia de ponta, para o datacenter mais próximo.

Ou seja, será muito difícil ocorrer "downtime".

Qualquer usuário pode checar o status do serviço a qualquer momento, o qual é atualizado a cada cinco minutos, através dos seguintes links:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se alguma requisição/tentativa de acesso a um site falhar, você ainda pode efetuar uma checagem no sistema de verificação do OpenDNS, o CacheCheck, que vai fazer uma checagem geral em toda a rede do mesmo e retornar os resultados, efetuando então a partir daí um "refresh" no sistema. Já dá pra ver que o OpenDNS é muito mais rápido, seguro, estável e redundante que o DNS que você usa atualmente do seu provedor, não é mesmo? Smile

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Além disso tudo, o OpenDNS oferece serviços inéditos, alguns dos quais apresento abaixo:

Phishing Protection (proteção contra sites fraudulentos/falsos): qualquer tentativa de acesso a sites que sejam identificados como tais, é automaticamente bloqueada, e uma mensagem de alerta é exibida. E para isto, o OpenDNS utiliza o PhishTank, uma das maiores e mais utilizadas bases de dados sobre phishing do mundo.

Domain Blocking (bloqueio de domínios): através do painel de controle, você pode simplesmente bloquear o acesso a qualquer domínio que desejar. Muito útil a administradores de rede que querem bloquear o acesso a sites fraudulentos, com conteúdo inadequado, etc. A ferramenta inclusive apresenta um formulário de contato no momento do bloqueio, para que o usuário entre em contato, se desejar, com o administrador da rede.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Adult Site Blocking (bloqueio de sites adultos): ferramenta similar ao Domain Blocking, mas muito mais poderosa quando a necessidade é bloquear o acesso a sites com conteúdo impróprio, como sexo, por exemplo, pois conta com uma lista pré-definida de mais de quatro milhões de sites bloqueados.

Typo Correction (um corretor para erros ao digitar o endereço de um site): ferramenta muito útil para corrigir erros comuns quando se digita o endereço de um site. Totalmente configurável pelo usuário, você pode configurar, por exemplo, para que quando for digitado por engano "[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] o usuário seja automaticamente levado ao endereço correto, "[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] .

Shortcuts (atalhos): você pode definir atalhos para serem utilizados durante a navegação. Por exemplo, você pode configurar para que ao digitar "g", ou "go", por exemplo, na barra de endereços do navegador, você seja automaticamente levado ao site do Google.

Statistics (estatísticas): o sistema oferece um completo painel com estatísticas, como por exemplo "total de solicitações", "domínios mais visitados", "total de tentativas de acesso a domínios bloqueados", etc, sempre contendo informações completas, como data, hora, IP origem e destino, etc.

Além das ferramentas acima, o OpenDNS oferece muitos recursos bem interessantes, como por exemplo a possibilidade de personalização das páginas de erro. Ou seja, quando você ou algum usuário em sua rede tentar acessar um site inexistente, ou que por qualquer motivo esteja indisponível naquele momento, é apresentada uma página do próprio serviço no momento, a qual permite que seja consultado o motivo da falha, quais servidores falharam, etc.

Além disso, essa página pode ser customizada pelo usuário, e no caso de empresas, por exemplo, é possível inserir-se o logotipo da mesma, slogan, etc. Muito interessante, não é mesmo?

Como utilizar em conexões com IP fixo

Utilizar o OpenDNS é muito fácil, mais fácil ainda se você utiliza uma conexão com IP fixo. Nesse caso, basta substituir os servidores DNS informados pelo seu provedor de acesso à internet pelos IPs do OpenDNS, os quais são:

208.67.222.222

208.67.220.220

Como utilizar em conexões com IP dinâmico

Agora, se você utiliza uma conexão com IP "dinâmico" (o tipo de conexão mais comum atualmente), também pode facilmente utilizar o OpenDNS através da utilização de serviços como o DynDNS, No-IP ou ChangeIP, juntamente com ferramentas/"clientes para atualização de IPs dinâmicos" (muitas vezes disponibilizadas pelos próprios), que atualizam seu novo IP a cada nova conexão.
Tais ferramentas irão atualizar automaticamente seu novo IP junto ao sistema que você escolher, no caso, o OpenDNS, assim que você se conectar. Assim sendo, é muito fácil ter seu novo IP sempre atualizado junto ao sistema do OpenDNS.
MegaOverclock
MegaOverclock
Administrador
Administrador

Mensagens : 116
Data de inscrição : 26/02/2011

https://megaoverclock.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos