[TUTORIAL] Como fazer Burn-in no CPU

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[TUTORIAL] Como fazer Burn-in no CPU

Mensagem  MegaOverclock em Qui Jul 07, 2011 7:14 am

Tutorial "Como fazer Burn-in"

Decidi fazer este tutorial onde passo a explicar como se processa o burn-in.
Começo já por dizer que vou incluir duas formas diferentes de o fazer e por favor não venha falar imediatamente que o tutorial está errado e não é assim que se faz. Existem várias formas de se fazer, eu vou apenas explicar as duas que considero mais eficazes e que tiveram melhores resultados comigo.

O que é o burn-in ?

Segundo a wikipédia: “São testes que mantêm o produto (Software e/ou Hardware) em atividade constante de forma a produzir todos os efeitos e defeitos possíveis.” É mais ou menos isto que nós queremos, ou seja, tirar o máximo à partir do nosso processador dentro das suas capacidades.

Como começar ?

Eu começo por faço em duas fases. A primeira será forçar o CPU a voltagens extremamente baixas, habituando de certa forma o processador a requerer menos voltagem para funcionar na mesma frequência. O que ganhamos com isto ?
Melhores temperaturas, maior estabilidade e maior frequência, visto que temos maior margem de voltagem para aplicar.

Como se faz ?

Este tipo de burn-in é especialmente útil quando se compra um processador novo, mas pode ser feito em qualquer CPU, exceto num que já tenha sido submetido a burn-in, pois o mais provável que acontece é os resultados não melhorarem. Para executá-lo deve-se manter o sistema em default, ou seja nas frequências de fábrica, e ir reduzindo ligeiramente o vcore e em seguida ir testando a estabilidade do processador. O burn-in pode ser executado em qualquer chip que use voltagem para funcionar, como por exemplo as memórias.
Vou dar um exemplo deste tipo de burn-in.

Suponham que têm um 3200+ que funciona a 2000 Mhz e usa 1.35v de vcore. O primeiro passo será descer o vcore para 1.3v ou 1.25v e em seguida submeter o CPU a elevado prime. Para isto recomendo o programa Orthos. Corram algumas horas de Orthos prioridade 10 (isto é essencial). Podem deixar o vosso CPU no prime durante a noite por exemplo.

Assim que atingirem o limite mínimo de vcore estável devem deixar o processador no prime durante mais algumas noites com esse vcore reduzido. Podem também tentar clockar o CPU ligeiramente mantendo sempre o vcore abaixo do default. Por exemplo 2200 Mhz com 1.25v. E não se esqueçam de deixar o CPU no prime para garantir que está estável.

Este é o primeiro passo do burn-in e já devem notar resultados satisfatórios. No entanto não se esqueçam, que os resultados variam de CPU para CPU. Posso dizer que os Venice’s se dão muito bem com o burn-in.

Burn-in no dia-a-dia

O outro tipo de burn-in que recomendo consiste em utilizar o processador diáriamente na maior frequência possível estável com vcore default. Isto irá ter resultados a longo-prazo permitindo ganhar estabilidade em frequências ligeiramente maiores. Recorrendo ao exemplo do 3200+, após alguns testes reparam que o CPU está estável com vcore default nos 2500 MHz. Devem então utilizar este valor para o dia-a-dia durante algum tempo. Em seguida aumentem o FSB 1 MHz de cada tentativa e continuem a usar esta frequencia para o dia-a-dia. Corram de vez em quando SPI 32 Mb e se notarem algum erro, mantenham essa frequencia durante mais algum tempo. Vão notar que em breve o processador já consegue correr SPI 32 Mb sem erros. Deste modo conseguem ganhar mais alguns mhz estáveis com vcore default para utilizarem no dia-a-dia. É o que chamo de “utilizar o CPU sempre no limite”, mas mantendo o vcore default.
É óbvio que estes resultados também se irão notar em overclock mais extremo, quando se deseja “benchar” ou realizar um “suicide shot”. Não se esqueçam que o CPU irá atingir um limite em que não irá ficar estável de nenhuma forma. Não esperem ganhar uma fartura de Mhz, o burn-in não faz milagres.

Por enquanto é tudo.. Podem acrescentar sugestões das suas próprias experiências com o burn-in.

fonte:tugatech.com

MegaOverclock
Administrador
Administrador

Mensagens : 116
Data de inscrição : 26/02/2011

Ver perfil do usuário http://megaoverclock.forumbrasil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum