MegaOverclock - Portal sobre overclock
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[TUTORIALl] como colocar um favicon

2 participantes

Ir para baixo

[TUTORIALl] como colocar um favicon Empty [TUTORIALl] como colocar um favicon

Mensagem  MegaOverclock Qua maio 30, 2012 12:49 am

Um favicon (favorites icon) é uma pequena imagem que, nos browsers modernos, se associa ao nosso website, um icone que fica na aba de cada pagina. Uma imagem deste tipo, além de favorecer a estética do website, dá uma imagem mais profissional do mesmo. Tudo o que é necessário é acesso ao FTP e uma imagem/símbolo que se possa associar ao website pretendido. Ainda existem imensos websites na internet que não possuem um favicon, mas esse é um erro que eu não quero que vocês, os leitores, cometam!

Antes de mais, escolham uma imagem ou um símbolo que se possa associar ao vosso website. Se em vez de uma imagem ou de um símbolo preferirem uma sigla, também é possível, mas como o favicon é algo muito pequeno, recomendo que não o façam. Após edição da imagem, guardem num formato jpeg ou gif com todos os lados iguais (por exemplo 250×250 ou 340×340). O importante é formar um quadrado.
Para passar a imagem do formato guardado para icon existem várias alternativas. Existem alternativas a nível de software, mas já muitos webmasters facilitaram o trabalho de outros webmasters ao criar um website que faz essa conversão. Deixo em baixo uma lista por ordem de preferência.

  • Dinamyc Drive Favicon Generato

  • Favicon.cc

  • Favicon Generator & Gallery


Já não utilizo os últimos dois há bastante tempo, preferindo portanto o primeiro, que além de ser o mais simples é o que mais me atrai.
Agora que já temos a imagem no formato ico (icon), já podemos proceder à colocação do código na página. Esta é a parte mais simples, sendo apenas necessária a edição das páginas em que querem colocar o favicon. O favicon tem de ser colocado entre as tags:

<head> </head>

Entre as tags especificadas anteriormente (procurem no vosso código onde elas se encontram, mas como diz respeito ao cabeçalho deve estar no topo), colocar o seguinte código:

<link rel=”shortcut icon” href=”http://www.ENDEREÇODOICO.com.br” />
(Quem usa dreamweaver não adianta colocar a foto que está no seu computador, ela precisa está hospedada em um site ou host)

E é só. Após a colocação deste código no código fonte da página, o icon já deve ser visível!



fonte
MegaOverclock
MegaOverclock
Administrador
Administrador

Mensagens : 116
Data de inscrição : 26/02/2011

https://megaoverclock.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIALl] como colocar um favicon Empty Re: [TUTORIALl] como colocar um favicon

Mensagem  felipe232s Qua maio 30, 2012 12:50 am

Obrigado, era isso mesmo que eu procurava, muito bom o fórum !

felipe232s
Usuário novato
Usuário novato

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos